Principais Arquitetos...
Oscar Niemeyer (1907-2012)
Começou como estagiário de um dos grandes arquitetos brasileiros, Lucio Costa, mas acabou superando-o em fama e influência. Conhecido por seus projetos com linhas curvas (que dizia serem inspiradas pelo corpo feminino) e sua paixão por concreto armado. Impossível mencionar qualquer obra arquitetônica brasileira sem lembrar do legado deixado pelo vanguardista Oscar Niemeyer. Respeitado por muitos como um verdadeiro artista, exibia em todos os projetos uma liberdade de desenho com uma característica bem marcante: as linhas curvas, que muitos afirmam serem inspiradas na beleza da mulher brasileira. Deixou seu traço único e original de sensualidade. Sendo essa ou não a sua inspiração, o fato é que todos os edifícios assinados pelo artista são verdadeiras obras de arte.
Norman Foster (1935-)
Suas obras são diversas: prédios, galerias, aeroportos e até uma estação espacial! Em comum, todas elas usam tecnologia de ponta – o britânico ficou famoso, nos anos 70, por liderar o movimento high-tech na arquitetura. Atualmente, planeja assentamentos em Marte a serem criados com impressoras 3D. O High-Tech, abreviatura de high technology, ocorreu, como tendência
arquitetônica, a partir dos anos 70 e se constituiu em uma utilização de
métodos, figuras, tecnologia e materiais da arquitetura e engenharia
industriais em programas comerciais e residenciais urbanos. Caracteriza-se
pela exposição dos sistemas técnicos (elétricos. hidráulicos, climatização,
circulação), uso intenso de cores vivas e acabamentos metálicos, vedações
com painéis industrializados e vidro, nunca com processos tradicionais de
alvenaria, por exemplo, grandes vãos e estruturas tensionadas. Esta exposição
dos sistemas técnicos foi chamada, jocosamente, de poética do intestinismo.
(COLIN, 2000, SP).
Renzo Piano (1939- 1993)
Filho de peixe peixinho não é: o italiano veio de uma família de construtores com uma vertente bem conservadora. Mas foi estudar em Milão e desenvolveu um estilo amplo, mundialmente conhecido pelo uso de materiais exclusivos e detalhes surpreendentes. Em 1970, Piano fundou a agência “Piano & Rogers" com Richard Rogers, seu sócio no projeto do Centro Pompidou em Paris. Mais tarde, em 1977, fundou o ateliê “Piano & Rice" juntamente com Peter Rice, uma personalidade profissional que havia trabalhado com Renzo Piano em muitos projetos, parceria esta que se prolongou até à data do seu falecimento, em 1993.
Zaha Hadid (1950-2016)
Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura, em 2004. Nos últimos anos, a carreira dessa iraquiana naturalizada britânica decolou, com mais de 950 projetos em 44 países. Ela elaborou extraordinários “esboços-pinturas” e apreciava formas gigantescas e ousadas. Morreu em 31 de março. O Prêmio Pritzker é um prémio internacional de arquitetura. Foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt, gerida pela família Pritzker, sendo muitas vezes chamado de "o Nobel da arquitetura". É atribuído anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que melhor cumpra os princípios enunciados por Vitrúvio: solidez, beleza e funcionalidade.
Frank Lloyd Wright (1867-1959)
É considerado por muitos o maior arquiteto norte-americano de todos os tempos. Não frequentou uma escola nessa área, mas teve um excelente professor: o lendário Louis Sullivan. Gostava de criar prédios “orgânicos”, com formas naturais que tentam interagir com o ambiente ao redor. A arquitetura orgânica, arquitetura organicista ou ainda organicismo foi uma escola da arquitetura moderna influenciada pelas ideias de Frank Lloyd Wright. Apesar de ter surgido nos Estados Unidos, desenvolveu-se ao redor de todo o mundo. Um arquiteto europeu considerado organicista foi Alvar Aalto. O conceito do organicismo foi desenvolvido através das pesquisas de Frank Lloyd Wright, que acreditava que uma casa deve nascer para atender às necessidades das pessoas e do caráter do país como um organismo vivo. Sua convicção era de que os edifícios influenciam profundamente as pessoas que neles residem, trabalham ou rezam, e por esse motivo o arquiteto é um modelador de homens. De uma forma geral, a arquitetura orgânica é considerada como um contraponto (e em certo sentido, uma reação) à arquitetura racionalista influenciada pelo International style de origem européia.
Frank Gehry (1929-)
É impossível não ficar impressionado pelas formas ousadas e desconstrutivistas desse canadense naturalizado norte-americano. Um dos mais importantes arquitetos da nossa era, tornou-se uma grife solicitada: projetou recentemente a Fundação Louis Vuitton e a nova sede do Facebook. Em 2007 projectou e realizou no Walt Disney Concert Hall um palco desmontável inspirado numa taverna lisboeta, para a actuação da cantora portuguesa Mariza naquela sala. Foi a primeira vez que Frank trabalhou tão próximo de um artista ligado à música.
I. M. Pei (1917-)
É conhecido pelo uso de formas geométricas, mas rejeita o rótulo de modernista. Faz questão de adequar seu estilo ao contexto social de cada obra. Em 1983, ganhou o Pritzker e transformou o prêmio de US$ 100 mil em bolsas de estudo para chineses aprenderem arquitetura nos EUA. Pei atingiu a celebridade em todo o mundo por meio de seu projeto de ampliação do Museu do Louvre, que consistiu na construção de uma pirâmide de vidro situada no pátio principal (1988), zona nobre do recinto, sobre a entrada subterrânea. A execução dessa pirâmide, inspirada nos modelos egípcios, constitui o ponto final de uma evolução pessoal que o levou do "estilo internacional", cultivado durante os anos de 1950, a uma arquitetura baseada em formas simples.
Ludwig Mies Van der Rohe (1886-1969)
“Menos é mais.” Foi com essa premissa que o alemão liderou a corrente moderna da arquitetura, ao lado de Le Corbusier e Walter Gropius (com quem fundou a influente escola Bauhaus). Esse minimalismo fica visível nas linhas e ângulos retos de seus projetos, com muito concreto, vidro e aço. Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras. Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo. Também é famoso pelas várias frases cridas por ele, algumas delas são conhecidas praticamente no mundo todo, como é o caso das frases "less is more " ("menos é mais") e "God is in the details" ("Deus está nos detalhes").
Antoni Gaudí (1852-1926)
A igreja cartão-postal de Barcelona ocupou 40 anos de Gaudí – e ele morreu sem vê-la pronta. Quando for concluída, em 2026, será a mais alta da Europa, com 172 m. A cidade catalã conta com diversas outras obras desse gênio, facilmente reconhecíveis por suas inspirações na natureza. Ele foi um dos pioneiros, por exemplo, no aproveitamento de luz natural. A obra de Gaudí é geralmente classificada como fazendo parte do Modernismo catalão devido à sua vontade de renovar sem romper com a tradição, da sua procura pela modernidade, do papel do ornamento e do seu processo de trabalho multidisciplinar, no qual a produção artesanal desempenha um papel fundamental. A isto, Gaudí acrescenta um gosto pelo barroco e faz uso de inovações técnicas ao mesmo tempo que continua a utilizar linguagem arquitetónica tradicional. Em conjunto com a inspiração na natureza, estas características dão às suas obras um cunho pessoal e único na história da arquitetura.
Le Corbusier (1887-1965)
Inspirado na razão áurea (uma proporção matemática considerada harmônica), ele bolou uma série de medidas para orientar seus projetos. Tratava as casas como “máquinas de morar”: os projetos tinham que ser usados e tinham que ser funcionais. Também propôs uma nova planificação urbana, mais adequada à vida moderna. Le Corbusier lançou, em seu livro Vers une architecture (Por uma arquitetura, na tradução em português), as bases do movimento moderno de características funcionalistas. A pesquisa que realizou envolvendo uma nova forma de enxergar a forma arquitetônica baseado nas necessidades humanas revolucionou (juntamente com a atuação da Bauhaus na Alemanha) a cultura arquitetônica do mundo inteiro.
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